Volantes planos de alumínio
com aros em madeiras

I - CONCEPÇÃO

O conjunto do volante é composto de uma estrutura em alumínio formada por 1 aro de 3 raios, 2 aros em madeira, 2 flanges uma frontal e uma posterior e de 9 prendedores.

II - MODELOS E DIMENSÕES

Três modelos com diferentes medidas e para diversas finalidades e aplicações, diâmetros externos de 13", 14 1/2" e 15 1/2", compreendendo os tipos "T" e "Y" de três raios.

Na tabela abaixo estão mostradas as dimensões principais.

MODELOS E DIMENSES

MODELOS externo pega flange
mm in mm in mm in
T FANJO 330 13 28 1,10 114 4
T DERBY 368 14 26 1,02 114 4
Y MENDES 393 15 24 0,94 114 4


III - MODELOS E DIMENSÕES

Nos três modelos uma estrutura matálica usinada a partir de chapa laminada em alumínio do tipo "5052", nas espessuras de 5/32" ou 3/16". Processo automatizado em fresas "CNC" (Computer Numerical Control) com divisores programados.

Todas as superfícies de corte são caracterizadas por um aspecto brilhante. As faces podem receber acabamento brilhante, natural ou escovado. A estrutura é contida por uma única parte de três raios e um aro.

Os aros são extraidos de madeiras nobres (Pinho de Riga, Jacarandá, Mogno ou Marfim) são preperadas em semi-arcos a partir de pranchas maciças e selecionadas propriamente a montar um grupo de "cambotas" sobrepostas, totalizando até 24 segmentos. Os aros são unidos ao aro de alumínio através de cavilhas passantes, distribuídas eqüidistantes, promovendo a união dos aros. As cavilhas são torneadas sobre medidas e extraidas de osso, madeira ou perfis redondos metálicos.

As flanges centrais, frontal e posterior são usinadas em alumínio, unidas ao volante por nove prendedores, possibilitando o posicionamento e a espera do sistema de buzina (botão) e a ligação do sistema de direção (cubo).

A flange posterior tem como medidas, padrões universais, com isto fazendo a união em vários tipos de cubo e de sistemas de direção. 

Tanto o projeto construtivo como o "design" final, somados as sensações de tato são esmerados em concepções consagradas em todo o mundo, agradando acima de qualquer expectativa.

Todo o trabalho, acumulado em 200hh por conjunto do volante e supervisionado por pessoal qualificado em técnicas artesanais "Pedra Pomes", "Breu" e "Carnaúba" são algumas artes empregadas nos processos de fabricação.

Iv - APLICAÇÕES

Os volantes são preferencialmente utilizados em todos os autos clássicos, fora de série, antigos ou de coleção, ou ainda em embarcações de pequeno porte.

V
- OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Os volantes são comercializados sem o botão de buzina.
Qualquer restauração, retrabalhos em volantes, podendo ser novos ou usados, e só consultar, madeira e alumínio, nós garantimos sua satisfação.

"Um dia ainda você vai ter um" ! . ...


Marfim com Jacaranda


Marfim


Pinho de Riga com
Jacaranda



Pinho de Riga


Mogno


Flanges frontal e posterior


Flanges e sistemas de buzina


Volante 14 1/2 - MP



Volante 15 1/2 - MG


Volante em Jacarandá
restaurado